sexta-feira, 6 de junho de 2014

Iveco apresenta terceira geração do Daily



 A Iveco apresentou a terceira geração totalmente nova do Daily, que do modelo anterior mantém apenas 20 por cento dos componentes. Nesta nova gama, a marca italiana desenvolveu dois veículos novos – furgão e chassis-cabina –, tendo concentrado os seus esforços na melhoria da ergonomia, conforto de condução, agradabilidade de condução e comportamento dinâmico.
Em termos de imagem, as versões furgão e chassis-cabina do novo Daily distinguem-se claramente da concorrência. A seção frontal nasceu da união dos diferentes módulos. A superfície vidrada do párabrisas, que é ladeada por pilares e se prolonga sem interrupção até aos vidros laterais, une-se à banda criada pelos grupos óticos e a grelha na altura dos espelhos. O capot emerge entre os dois módulos como um volume flutuante. Na parte inferior, o pára-choques alarga-se até às cavas das rodas e aproxima-se da superfície da estrada com o seu design horizontal.
Como já vem sendo tradição, a arquitetura de construção do Daily assenta em chassis de longarinas e travessas, recebendo depois a carroçaria. Esta solução permite disponibilizar um total de oito mil versões de fábrica.
A eficiência da capacidade de carga foi otimizada na nova gama para se conseguir o melhor equílibrio entre distância entre eixos, comprimento total e comprimento útil. A distância entre eixos foi renova e são propostas três versês: 3.000, 3.520 e 4.100 mm, estas últimas com extremidade curta e longa. O  alargamento da distância entre eixos permitiu o desenvolvimento de uma gama completamente nova de volumes úteis de carga dos furgões, que inclui variantes de 18 e 19,6 m3, assim como uma nova de 10,8 m3 que oferece a mesma capacidade da versão atual de 12 m3.
O Daily Furgão é proposto com pesos brutos entre as 3,3 e as 7,0 toneladas e volumes úteis entre 7,3 e 19,6 m3. O Daily Chassis-Cabina também é proposto com pesos brutos entre 3,3 e 7,0 toneladas, distâncias entre eixos entre 3.000 a 4.750 mm e um comprimento carroçável até 6.190 mm.
O novo Daily conta com uma nova suspensão dianteira Quad-Leaf, que é de série em todos os modelos com peso bruto até 3,5 toneladas, constituindo a síntese entre as versões anteriores de rodado simples e duplo, já que permite manter o aumento da capacidade de carga da primeira, mantendo, ao mesmo tempo, a altura ao solo e capacidade máxima admitida sobre o eixo da segunda. Os modelos de rodado simples receberam igualmente uma nova suspensão traseira, que possibilitou a redução da altura do plano de carga em 55 milimetros e da diminuição da sobreviragem.
A terceira geração do Daily conta com motores diesel de 2,3 e 3,0 litros, que oferecem níveis de potência dos 106 aos 205 cv, estando disponíveis em versões Euro 5b+ e Euro VI. A gama inclui ainda um motor a gás natural de 136 cv. A transmissão é assegurada por uma caixa de seis velocidades, manual ou automatizada (Agile). Em termos de custos de exploração, a marca anuncia uma redução no consumo de combustível entre 5,5 e 14,5 por cento, além de uma diminuição dos custos de manutenção de cinco por cento. Relativamente ao custo de investimento, a Iveco anuncia que não haverá alterações relativamente à gama atual, sendo que a nova geração irá oferecer mais equipamento de série. «Mudámos tudo menos o preço», afirmou o presidente da Iveco, Lorenzo Sistino, na apresentação à imprensa da terceira geração do Daily. Por Carlos Moura     

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