A Iveco apresentou a terceira geração totalmente nova do Daily,
que do modelo anterior mantém apenas 20 por cento dos componentes. Nesta nova
gama, a marca italiana desenvolveu dois veículos novos – furgão e chassis-cabina
–, tendo concentrado os seus esforços na melhoria da ergonomia, conforto de
condução, agradabilidade de condução e comportamento dinâmico.
Em termos de imagem, as versões furgão e chassis-cabina do
novo Daily distinguem-se claramente da concorrência. A seção frontal nasceu da
união dos diferentes módulos. A superfície vidrada do párabrisas, que é ladeada
por pilares e se prolonga sem interrupção até aos vidros laterais, une-se à banda
criada pelos grupos óticos e a grelha na altura dos espelhos. O capot emerge
entre os dois módulos como um volume flutuante. Na parte inferior, o
pára-choques alarga-se até às cavas das rodas e aproxima-se da superfície da
estrada com o seu design horizontal.
Como já vem sendo tradição, a arquitetura de construção do
Daily assenta em chassis de longarinas e travessas, recebendo depois a
carroçaria. Esta solução permite disponibilizar um total de oito mil versões de
fábrica.
A eficiência da capacidade de carga foi otimizada na nova
gama para se conseguir o melhor equílibrio entre distância entre eixos,
comprimento total e comprimento útil. A distância entre eixos foi renova e são
propostas três versês: 3.000, 3.520 e 4.100 mm, estas últimas com extremidade
curta e longa. O alargamento da
distância entre eixos permitiu o desenvolvimento de uma gama completamente nova
de volumes úteis de carga dos furgões, que inclui variantes de 18 e 19,6 m3,
assim como uma nova de 10,8 m3 que oferece a mesma capacidade da versão atual
de 12 m3.
O Daily Furgão é proposto com pesos brutos entre as 3,3 e as
7,0 toneladas e volumes úteis entre 7,3 e 19,6 m3. O Daily Chassis-Cabina
também é proposto com pesos brutos entre 3,3 e 7,0 toneladas, distâncias entre
eixos entre 3.000 a 4.750 mm e um comprimento carroçável até 6.190 mm.
O novo Daily conta com uma nova suspensão dianteira
Quad-Leaf, que é de série em todos os modelos com peso bruto até 3,5 toneladas,
constituindo a síntese entre as versões anteriores de rodado simples e duplo,
já que permite manter o aumento da capacidade de carga da primeira, mantendo,
ao mesmo tempo, a altura ao solo e capacidade máxima admitida sobre o eixo da
segunda. Os modelos de rodado simples receberam igualmente uma nova suspensão
traseira, que possibilitou a redução da altura do plano de carga em 55
milimetros e da diminuição da sobreviragem.
A terceira geração do Daily conta com motores diesel de 2,3
e 3,0 litros, que oferecem níveis de potência dos 106 aos 205 cv, estando
disponíveis em versões Euro 5b+ e Euro VI. A gama inclui ainda um motor a gás
natural de 136 cv. A transmissão é assegurada por uma caixa de seis
velocidades, manual ou automatizada (Agile). Em termos de custos de exploração,
a marca anuncia uma redução no consumo de combustível entre 5,5 e 14,5 por
cento, além de uma diminuição dos custos de manutenção de cinco por cento.
Relativamente ao custo de investimento, a Iveco anuncia que não haverá
alterações relativamente à gama atual, sendo que a nova geração irá oferecer
mais equipamento de série. «Mudámos tudo menos o preço», afirmou o presidente
da Iveco, Lorenzo Sistino, na apresentação à imprensa da terceira geração do
Daily. Por Carlos Moura
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