A rede de concessionários da Mercedes-Benz Portugal já iniciou a
comercialização do novo Sprinter, que é o primeiro veículo comercial ligeiro a
cumprir a norma de emissões Euro 6. A marca alemã introduziu dois motores OM
651 de quatro cilindros e 2,15 litros, que está disponível em níveis de
potência de 95, 129 e 163 cv, e o V6 OM 642 de 3,0 litros que desenvolve 190
cv. Os limites de emissões são atingidos graças à tecnologia BlueTec, que
consiste numa combinação da tecnologia SCR (redução catalítica seletiva), EGR
(recirculação dos gases de escape) e filtro de partículas. A tecnologia BlueTec
reduz o óxido de azoto após a combustão no gás de escape em mais de 80 por
cento através de uma solução líquida à base de ureia – AdBlue.
Em termos de imagem, o novo
Mercedes-Benz Sprinter distingue-se do anterior pela grelha frontal, que tem
uma forma mais vertical e três barras horizontais perfuradas que descem
ligeiramente. Os grupos óticos têm contornos mais marcados e uma caraterística
distintiva consiste na máscara nos invólucros dos faróis que dividem em luzes
em segmentos individuais. O capot é mais elevado, proporcionando uma maior
proteção aos peões, enquanto o pára-choques apresenta uma forma mais
pronunciada.
O novo Mercedes-Benz
Sprinter estreia um conjunto de sistemas de segurança e ajuda à condução. Um deles, que faz parte do equipamento
de série, consiste no Crosswind Assist (assistência contra ventos laterais),
que em conjugação com o ESP (programa eletrónico de estabilidade) ajuda a
manter o veículo na sua trajetória quando o vento é muito forte. Outro sistema
muito útil para o dia a dia é o Blind Spot Assist, que alerta o condutor para a
presença de outros veículos quando pretende mudar de faixa de rodagem. Ativo a
partir de 30 km/h recorre a radares localizados nos pára-choques e nos painéis
laterais (à frente e atrás) para detetarem outros veículos, surgindo uma luz de
aviso vermelha no espelho retrovisor caso exista algum veículo no ângulo-morto. Por Carlos Moura
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