segunda-feira, 30 de julho de 2012

Renault introduziu tecnologia da Fórmula 1 no motor do Kangoo


A Renault introduziu novos motores diesel da família Energy, dCi 75 e dCi 90, na gama Kangoo, que permitem uma redução nos consumos e nas emissões. Os intervalos de manutenção, por sua vez, foram alargados para 40 mil quilómetros ou dois anos, o que permite baixar os custos de utilização em cerca de 14 por cento.
Os novos motores diesel Energy beneficiam da experiência tecnológica adquirida pela Renault na Fórmula 1 nos últimos 35 anos, designadamente através da introdução de novas tecnologias, desenvolvidas na alta competição e inéditas em veículos comerciais. Os motores Energy dCi 75 e dCi 90 possuem quatro cilindros, oito válvulas, uma cilindrada de 1.461 cc e sobrealimentação. Esta gama de propulsores diesel dispõem do sistema de recuperação de energia na desaceleração e travagem (Energy Smart Management) e do Stop & Start de última geração, que integra funções que têm como objetivo aumentar o conforto do condutor e passageiros, caso da manutenção em funcionamento da climatização, mesmo com o motor parado, uma vez que são alimentados diretamente por uma bateria onde é armazenada a energia recuperada. A recirculação a baixa pressão dos gases de escape (EGR), revestimento dos êmbolos de árvores de cames em DLC (Diamond-Like Carbon), injeção ANI (ângulo de injeção individualizado) são outras das novidades técnicas introduzidas nos motores Energy, que facilitam a sua adaptação às normas Euro 6.
Os motores diesel estão disponíveis nos níveis de potência de 75 e 90 cv, que, segundo a marca francesa, permitem obter um consumo médio no Kangoo de 4,4 l/100 km em ciclo misto NEDC, a que correspondem emissões de CO2 de apenas 115 g/km.
Paralelamente aos motores Energy, a gama Kangoo Express passou a contar com um conjunto de equipamentos que tornam a vida a bordo mais simpática. De série, todas as versões passam a incluir sensores de chuva e luminosidade, faróis de nevoeiro, rádio, retrovisores exteriores elétricos, porta-luvas fechado, jantes de 15 polegadas e proteções na parte interior da carroçaria.
Os novos motores já estão disponíveis em Portugal a partir de 17.480 euros para o Kangoo Express e 21.450 euros para o modelo de passageiros. As versões equipadas com os novos propulsores beneficiam da garantia integral de cinco anos ou 150 mil quilómetros. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário