quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mercedes-Benz Citan: entrada no segmento dos pequenos furgões


Mantendo inalterada a estrutura do modelo que lhe serve de base, o Renault Kangoo, o Mercedes-Benz Citan foi sujeito a um intenso trabalho de desenvolvimento, que demorou cerca de três anos, com o objetivo de o identificar com a restante família de veículos comerciais do construtor alemão.
Em termos de imagem exterior, o Mercedes-Benz Citan possui uma identidade vincada, designadamente na parte dianteira, que é dominada por uma grelha escura do radiador com duas barras horizontais e a estrela de três pontas da marca ao centro, os grupos óticos pronunciados e o “capot” em forma de V. A tomada de ar com forma trapezoidal e o para-choques volumoso reforçam a imagem de robustez do Citan. Atrás, os farolins são novas, assim como as portas que possuem um desenho inspirado na traseira do Mercedes-Benz Sprinter.
O habitáculo também foi sujeito a uma intervenção profunda por parte dos engenheiros da Mercedes-Benz. O tablier é totalmente novo, tendo sido desenhado em função do condutor, assim como o volante. Todos os comandos foram dispostos na combinação típica dos veículos da marca: luzes, alavanca da caixa de velocidades, rádio, ar condicionado. Os bancos também são específicos da Mercedes-Benz. O equipamento de série inclui coluna da direção ajustável em altura, fecho central de portas com comando espelhos exteriores reguláveis pelo interior.
O Mercedes-Benz Citan irá estar disponível em três versões de carroçaria – furgão de mercadorias com paredes laterais em chapa, furgão de passageiros de cinco lugares e misto de cinco lugares e divisória –, três comprimentos de carroçaria (curta – 3,94 metros; normal – 4,32 metros; e longo – 4,71 metros). A variante Mixto, de cinco lugares, será baseada na versão de chassis longo, terá duas portas laterais deslizantes, assim como banco traseiro rebatível.
A nível mecânico serão propostas três motorizações diesel 1.5 CDI, de origem Renault, que oferecem níveis de potência entre 75 e 110 cv e um bloco a gasolina de 114 cv. Todos os propulsores a gasóleo são de injeção direta e possuem filtro de partículas. A transmissão pode ser assegurada por caixas de cinco ou seis velocidades. Para facilitar o manuseamento, a alavanca encontra-se na consola central. Para otimizar o consumo de combustível existe um indicador no painel de instrumentos que auxilia o condutor a engrenar a mudança mais aconselhável. A tração é dianteira. Dependendo do modelo, o peso bruto pode chegar às 2,2 toneladas. Por Carlos Moura 

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