Com
dois lugares e cinco portas, o Mini Clubvan apresenta-se como o primeiro
veículo comercial ligeiro da marca inglesa detida atualmente pela BMW e
assume-se como a primeira proposta “premium” do segmento. Isto significa que
não será barato. O modelo estará disponível em três motorizações a partir do
outono de 2012.
O
Mini Clubvan terá uma divisória entre a área de condução e um compartimento de
carga que se pode aceder pela parte traseira ou pela porta lateral. Os vidros
traseiros do veículo estão bloqueados e são opacos e contam com um reforço em
policarbonato, impedindo “olhares indiscretos” para a zona de carga.
De
fábrica, o Mini Clubvan estará disponível nas versões One com 98 cv, Cooper,
com 122 cv e D, com 112 cv. O modelo deriva da versão Clubman e apresenta um
comprimento de 3,96 metros, uma largura de 1,68 metros, uma altura de 1,42
metros e uma distância entre-eixos de 2,54 metros. O interior do compartimento
de carga possui uma secção inferior em alumínio e a superior em aço inoxidável.
A área de carga tem um comprimento de 1,15 metros e uma largura máxima de 1,02
metros. O volume útil de carga é de 860 litros e a capacidade de carga de 500
quilogramas.
O
Mini Clubvan possui tração dianteira, direção assistida elétrica, suspensão
dianteira do tipo McPherson e traseira multi-link. A versão turbodiesel dotada
de sistema “Auto Start / Stop”, Indicador de Mudança de Velocidade e
Regeneração da Energia de Travagem possibilita um consumo médio combinado de
3,9 l/100 km. Todas as versões vêm de série com caixa manual de seis
velocidades, estando também disponível, no Cooper D Clubvan, uma transmissão
automática de seis relações. Por Carlos Moura
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