sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mini desenvolveu comercial ligeiro Clubvan


Com dois lugares e cinco portas, o Mini Clubvan apresenta-se como o primeiro veículo comercial ligeiro da marca inglesa detida atualmente pela BMW e assume-se como a primeira proposta “premium” do segmento. Isto significa que não será barato. O modelo estará disponível em três motorizações a partir do outono de 2012.
O Mini Clubvan terá uma divisória entre a área de condução e um compartimento de carga que se pode aceder pela parte traseira ou pela porta lateral. Os vidros traseiros do veículo estão bloqueados e são opacos e contam com um reforço em policarbonato, impedindo “olhares indiscretos” para a zona de carga.
De fábrica, o Mini Clubvan estará disponível nas versões One com 98 cv, Cooper, com 122 cv e D, com 112 cv. O modelo deriva da versão Clubman e apresenta um comprimento de 3,96 metros, uma largura de 1,68 metros, uma altura de 1,42 metros e uma distância entre-eixos de 2,54 metros. O interior do compartimento de carga possui uma secção inferior em alumínio e a superior em aço inoxidável. A área de carga tem um comprimento de 1,15 metros e uma largura máxima de 1,02 metros. O volume útil de carga é de 860 litros e a capacidade de carga de 500 quilogramas.
O Mini Clubvan possui tração dianteira, direção assistida elétrica, suspensão dianteira do tipo McPherson e traseira multi-link. A versão turbodiesel dotada de sistema “Auto Start / Stop”, Indicador de Mudança de Velocidade e Regeneração da Energia de Travagem possibilita um consumo médio combinado de 3,9 l/100 km. Todas as versões vêm de série com caixa manual de seis velocidades, estando também disponível, no Cooper D Clubvan, uma transmissão automática de seis relações. Por Carlos Moura  

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