terça-feira, 25 de agosto de 2015

Nissan revela nova geração da pickup NP300 Navara


 A Nissan desenvolveu a nova geração da pickup NP300, que se insere no segmento de veículos comerciais ligeiros de uma tonelada de carga últil, e procurou melhorar o conforto e o refinamento, mantento a sua capacidade em fora de estrada, assim como a durabilidade e capacidade de carga.
Para melhorar o desempenho em estrada sem comprometer a sua capacidade em todo-o-terreno, os técnios da Nissan conceberam um novíssimo sistema de suspensão traseira de cinco braços para as versões de cabina dupla, permitindo um aumento significativo do conforto de condução e um melhor comportamento, para além de retirar 20 kg à solução anterior com molas de lâminas.
Nas versões King Cab mantém-se a solução com molas de lâminas que equipava o modelo da geração anterior, mas substancialmente alterada: esta nova geração da suspensão de lâminas sobrepostas não só pesa sete quilogramas a menos que a geração anterior como permite também à King Cab uma melhoria de 3,1 por cento no ângulo de saída das rodas traseiras e uma redução do ruído de rolamento, contribuído decisivamente para um conforto acrescido.
Em termos de imagem exterior, a NP300 Navara foi concebida para transmitir na sua aparênciaas qualidades que lhe são intrínsecas: resistente mas também desportiva, com uma mistura de superfícies convexas e côncavas, dinâmica e arrojada. A grelha em V, que é uma marca distintiva da Nissan, e as luzes de presença diurna de LED em forma de boomerang transmitem também uma clara identidade da família Nissan.
O interior foi totalmente redesenhado para permitir posicionar cada elemento do habitáculo de uma forma otimizada para transmitir a melhor qualidade, conforto, espaço e versatilidade possíveis, não apenas para o condutor, mas também para os passageiros.
 O conjunto do painel de instrumentos foi redesenhado de raiz, com uma forma que liberta um maior espaço para o habitáculo e a sensação de um ambiente mais aberto. Os bancos dianteiros, com apoio específico para a coluna, possuem uma melhor ergonomia e mantêm o condutor mais atento, tendo sido concebidos recorrendo a tecnologia desenvolvida pela NASA.
 As funcionalidades adicionais incluem o controlo de climatização de zona dupla nas versões King Cab e Double Cab, bem como uma nova conceção da ventilação para a parte traseira do habitáculo e um novo design dos bancos que proporcionam um ambiente mais confortável para os passageiros.
No que se refere à inovação tecnológica no segmento, a NP300 Navara recebe um conjunto de equipamentos que fazem a diferença, designadamente o Monitor de Visualização da Área Circundante (360º) e o Sistema Anti-colisão Frontal (FEB) - funcionalidades de segurança amplamente reconhecidas nos crossover da marca. 
Entre as funcionalidades adicionais de segurança e conforto incluem-se ainda o Controlo da Velocidade de Cruzeiro, o Controlo Assistido em Descidas (HDC) e o Arranque Assistido em Subidas (HSA), tendo sido todas elas desenvolvidas para corresponderem às necessidades específicas dos proprietários da NP300 Navara, bem como a entrada sem chave, câmara traseira (nos casos em que o equipamento não inclui o Monitor 360º) e sensores de estacionamento.  
Em termos de motorizações, a NP300 Navara estreia o motor 2.3 dCi que é 24 por cento mais eficiente que o anterior, estando disponível de dois níveis de potência: 160 e 190 cv. Será de referir que a motorização mais elevada possui tecnologia de turbocompressão dupla.
O novo motor dCi de 2.3 litros da NP300 Navara é 24 por cento mais eficiente do que a unidade que veio substituir e é o mais limpo e o mais económico do seu género. Disponível com duas opções de potência, 118 kW e 140 kW, a versão topo de gama introduz pela primeira vez no segmento tecnologia de turbo compressão dupla e permite custos de funcionamento excecionalmente baixos a par de emissões de CO2 substancialmente reduzidas.

A nova geração será lançada com a possibilidade de tração às duas rodas ou integral e com a opção de uma caixa de velocidades normal de seis velocidades ou uma automática de sete velocidades. Por Carlos Moura

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