A nova geração
do Mercedes-Benz Sprinter recebeu um conjunto de inovações tecnológicas que no
futuro poderão estar presentes em quase todos os veículos comerciais ligeiros,
desde equipamentos de segurança até conforto dos utilizadores. Um verdadeiro
ponta de lança tecnológico que faz a diferença. A má notícia para os potenciais
interessados é que a maioria das novidades integra a lista de...opcionais.
A Mercedes-Benz teve no ar uma campanha sobre inovação em que um engenheiro da
marca alemã dizia para um cliente: “Está a ver aquele lápis?”. “Sim”, responde
este último. “Eu vi primeiro!”. A mesma ideia se poderia aplicar à mais recente
geração do Mercedes-Benz Sprinter, que é um verdadeiro ‘ponta de lança’
tecnológico, disponibilizando equipamentos que, no futuro, poderão a vir a
estar presentes em quase todos os veículos comerciais ligeiros. Alguns são
estreias absolutas, caso do Assistente de Vento Lateral (‘Crosswind Assist’),
que passou a integrar a dotação de série deste modelo. Trata-se de uma
tecnologia patenteada pela marca alemã, que mantém o veículo na sua faixa de
rodagem, caso se verifiquem rajadas fortes de vento lateral. Os sensores do
programa eletrónico de estabilidade (ESP) detetam a intensidade da força
lateral exercida sobre o veículo e procuram minimizar esses efeitos, fazendo
acionar os travões das rodas no lado virado para o vento. Isto leva a corrigir
a direção e impede que o veículo se afaste perigosamente da sua trajetória. O
sistema leva em conta a velocidade do veículo, a carga, a posição de carga e o
comportamento do condutor ao volante. O sistema está ativo para velocidades
acima de 80 km/h. Igualmente de série é o sistema ‘Assistente de Máximos’, que
controla estas luzes automaticamente para a melhor visibilidade possível, em
função das condições ambiente e de trânsito. Este sistema dispõe de uma câmara
que observa as condições de tráfego à frente do veículo. Se detetar veículos a
circular em sentido oposto, o sistema comuta automaticamente as luzes de
‘máximos’ para ‘médios’.
O
novo Mercedes-Benz Sprinter também pode receber, em opção, o ‘Assistente de
Ângulo Morto’, que, através de quatro radares de curto alcance, consegue
reconhecer veículos no ângulo morto, avisando o condutor através de um sinal
visual no espelho retrovisor e acústico. Outra opção consiste no ‘Assistente de
Faixa de Rodagem’ que alerta o conutor através de sinais acústicos e visuais se
o veículo sair inadvertidamente da faixa de rodagem.
Aqueles
três sistemas estavam presentes na unidade de ensaio – um Mercedes-Benz
Sprinter 313 CDI/37 TA – um furgão de chassis médio, com distância entre-eixos
de 3.665 mm – e teto alto. Esta configuração oferece um compartimento de carga
com um comprimento máximo de de 3,26 metros, uma largura de 1,78 metros (sendo
de 1,35 metros entre as cavas das rodas) e um altura interna de 1,82 metros. O
volume de carga é de 10,5 m3, enquanto a capacidade de carga se situa entre os
1.300 e os 1.425 kg. O acesso ao compartimento de carga é efetuado através de
uma porta lateral deslizante, que tem uma altura de 1,8 metros e uma largura de
1,3 metros – permitindo o carregamento de paletes por um empilhador – e duas
portas traseiras de batente.
Em
termos de imagem, o novo Mercedes-Benz Sprinter recebeu poucas alterações em
relação ao seu antecessor, com exceção do ‘capot’, que é mais alto para melhor
proteger os peões, enquanto o pára-choques apresenta uma forma mais
pronunciada. Os novos grupos óticos podem integrar faróis bi-xénon com luzes
diurnas e iluminação de berma LED (opção).
Mais
significativas foram as alterações no habitáculo que receberam elementos
oriundos da gama de ligeiros de passageiros da marca alemã, designadamente na
consola central ou no painel de instrumentos. Os bancos possuem novos
revestimentos, enquanto o volante multifunções (opção) possui um aro mais
grosso e aplicações cromadas. Este modelo recebe, de série, um rádio com
teclado telefónico, interface Bluetooth, ligação USB e Aux-in, assim como um
alojamento para cartões de memória SD. O comando da caixa manual de seis
velocidades ECO Gear encontra-se na consola central.
Uma
das motorizações disponíveis na gama é a 313 CDI, que se baseia no motor de
quatro cilindros em linha de 2.143 cc, o qual desenvolve uma potência de 129 cv
às 3.800 rpm e um binário de 305 Nm entre as 1.200 e as 2.400 rpm. Esta curva
de binário relativamente plana permite baixar os consumos e as emissões. Para
otimizar a eficiência energética do motor é proposto, em opção, o pacote
BlueEfficiency, que integra a função ‘Start & Stop’. O consumo médio
anunciado pela marca situa-se entre os 6,6 e os 7,0 l/100 km, embora em
condições reais de utilização seja mais elevado, podendo ultrapassar facilmente
os 8,5 l/100 km. Os intervalos de manutenção podem chegar aos 60 mil
quilómetros, sendo as necessidades de intervenção determinadas pelo sistema ASSYST.
Em
termos de preço de venda, o Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI/37 tem um preço
base, antes de impostos de 28.620 euros. A unidade ensaiada contava com 5.338
euros em opcionais, em que destacamos, o Assistente de Ângulo Morto,
Assistência à Faixa de Rodagem, ar condicionado automático, volante
multifunções espelhos elétricos aquecidos, faróis bi-xénon, sensor de chuva e
luminosidade, pacote BlueEfficiency, que inclui sistema ‘Start & Stop’,
alternador para economia de combustível. Com todos os impostos e despesas de
transporte e administrativas, o preço final de venda ao público eleva-se para
os 43.230 euros.
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