quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI/37 TA BlueEfficiency: Ponta de lança tecnológico

   

A nova geração do Mercedes-Benz Sprinter recebeu um conjunto de inovações tecnológicas que no futuro poderão estar presentes em quase todos os veículos comerciais ligeiros, desde equipamentos de segurança até conforto dos utilizadores. Um verdadeiro ponta de lança tecnológico que faz a diferença. A má notícia para os potenciais interessados é que a maioria das novidades integra a lista de...opcionais.  
 A Mercedes-Benz teve no ar uma campanha sobre inovação em que um engenheiro da marca alemã dizia para um cliente: “Está a ver aquele lápis?”. “Sim”, responde este último. “Eu vi primeiro!”. A mesma ideia se poderia aplicar à mais recente geração do Mercedes-Benz Sprinter, que é um verdadeiro ‘ponta de lança’ tecnológico, disponibilizando equipamentos que, no futuro, poderão a vir a estar presentes em quase todos os veículos comerciais ligeiros. Alguns são estreias absolutas, caso do Assistente de Vento Lateral (‘Crosswind Assist’), que passou a integrar a dotação de série deste modelo. Trata-se de uma tecnologia patenteada pela marca alemã, que mantém o veículo na sua faixa de rodagem, caso se verifiquem rajadas fortes de vento lateral. Os sensores do programa eletrónico de estabilidade (ESP) detetam a intensidade da força lateral exercida sobre o veículo e procuram minimizar esses efeitos, fazendo acionar os travões das rodas no lado virado para o vento. Isto leva a corrigir a direção e impede que o veículo se afaste perigosamente da sua trajetória. O sistema leva em conta a velocidade do veículo, a carga, a posição de carga e o comportamento do condutor ao volante. O sistema está ativo para velocidades acima de 80 km/h. Igualmente de série é o sistema ‘Assistente de Máximos’, que controla estas luzes automaticamente para a melhor visibilidade possível, em função das condições ambiente e de trânsito. Este sistema dispõe de uma câmara que observa as condições de tráfego à frente do veículo. Se detetar veículos a circular em sentido oposto, o sistema comuta automaticamente as luzes de ‘máximos’ para ‘médios’.
O novo Mercedes-Benz Sprinter também pode receber, em opção, o ‘Assistente de Ângulo Morto’, que, através de quatro radares de curto alcance, consegue reconhecer veículos no ângulo morto, avisando o condutor através de um sinal visual no espelho retrovisor e acústico. Outra opção consiste no ‘Assistente de Faixa de Rodagem’ que alerta o conutor através de sinais acústicos e visuais se o veículo sair inadvertidamente da faixa de rodagem.
Aqueles três sistemas estavam presentes na unidade de ensaio – um Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI/37 TA – um furgão de chassis médio, com distância entre-eixos de 3.665 mm – e teto alto. Esta configuração oferece um compartimento de carga com um comprimento máximo de de 3,26 metros, uma largura de 1,78 metros (sendo de 1,35 metros entre as cavas das rodas) e um altura interna de 1,82 metros. O volume de carga é de 10,5 m3, enquanto a capacidade de carga se situa entre os 1.300 e os 1.425 kg. O acesso ao compartimento de carga é efetuado através de uma porta lateral deslizante, que tem uma altura de 1,8 metros e uma largura de 1,3 metros – permitindo o carregamento de paletes por um empilhador – e duas portas traseiras de batente.
Em termos de imagem, o novo Mercedes-Benz Sprinter recebeu poucas alterações em relação ao seu antecessor, com exceção do ‘capot’, que é mais alto para melhor proteger os peões, enquanto o pára-choques apresenta uma forma mais pronunciada. Os novos grupos óticos podem integrar faróis bi-xénon com luzes diurnas e iluminação de berma LED (opção).
Mais significativas foram as alterações no habitáculo que receberam elementos oriundos da gama de ligeiros de passageiros da marca alemã, designadamente na consola central ou no painel de instrumentos. Os bancos possuem novos revestimentos, enquanto o volante multifunções (opção) possui um aro mais grosso e aplicações cromadas. Este modelo recebe, de série, um rádio com teclado telefónico, interface Bluetooth, ligação USB e Aux-in, assim como um alojamento para cartões de memória SD. O comando da caixa manual de seis velocidades ECO Gear encontra-se na consola central.
Uma das motorizações disponíveis na gama é a 313 CDI, que se baseia no motor de quatro cilindros em linha de 2.143 cc, o qual desenvolve uma potência de 129 cv às 3.800 rpm e um binário de 305 Nm entre as 1.200 e as 2.400 rpm. Esta curva de binário relativamente plana permite baixar os consumos e as emissões. Para otimizar a eficiência energética do motor é proposto, em opção, o pacote BlueEfficiency, que integra a função ‘Start & Stop’. O consumo médio anunciado pela marca situa-se entre os 6,6 e os 7,0 l/100 km, embora em condições reais de utilização seja mais elevado, podendo ultrapassar facilmente os 8,5 l/100 km. Os intervalos de manutenção podem chegar aos 60 mil quilómetros, sendo as necessidades de intervenção determinadas pelo sistema ASSYST.  


Em termos de preço de venda, o Mercedes-Benz Sprinter 313 CDI/37 tem um preço base, antes de impostos de 28.620 euros. A unidade ensaiada contava com 5.338 euros em opcionais, em que destacamos, o Assistente de Ângulo Morto, Assistência à Faixa de Rodagem, ar condicionado automático, volante multifunções espelhos elétricos aquecidos, faróis bi-xénon, sensor de chuva e luminosidade, pacote BlueEfficiency, que inclui sistema ‘Start & Stop’, alternador para economia de combustível. Com todos os impostos e despesas de transporte e administrativas, o preço final de venda ao público eleva-se para os 43.230 euros.   

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