terça-feira, 21 de abril de 2015

Volkswagen revela sexta geração da Transporter

A Volkswagen Veículos Comerciais revelou a sexta geração do modelo Transporter, que irá chegar ao mercado nacional no próximo mês de junho. Em termos estéticos, esta nova geração pode ser facilmente reconhecida através de uma seção dianteira que foi redesenhada, mantendo, no entanto, a identidade e o ADN deste popular modelo que já conta com 65 anos, desde o lançamento do ´Pão de Forma’ original. As linhas são mais nítidas, mais precisas, reforçando a perceção de qualidade. Toda a carroçaria transmite a sensação de ser constituída  por uma só peça.
Mais radical foi a intervenção no habitáculo que apresenta um painel de instrumentos claro e geométrico, que que se encontra dividido horizontalmente em quatro níveis. Existem igualmente vários espaços para arrumações e não foi esquecido um compartimento para colocar o telemóvel. O rádio passa a ter ecrã tátil em todas as versões para o nosso país e dispõe de ligação USB.
Em termos de segurança ativa e passiva, esta nova geração passa a contar com sistemas como o Front Assist, que reconhece uma distância demasiado curta para o veículo da frente e ajuda a reduzir o intervalo de paragem, o ACC (sistema de cruise control ativo), que mede a distância para o veículo da frente e a velocidade relativa. Estes dois sistemas integram ainda o sistema de Travagem de Emergência em Cidade (City Emergency Braking), que proporciona assistência ao condutor para velocidades inferiores a 30 km/h. Outra opção é o sistema ‘Light Assist’, que utiliza uma câmara para detetar outros veículos na estrada de noite e reduz as luzes de longo alcance (‘máximos’) do veículo. No mercado nacional, estes sistemas serão opção na gama Transporter.
A gama Transporter continua a ser comercializa em versões de chassis curto e longo, que, na versão furgão de teto normal, oferecem volumes úteis de carga 5,8 e 6,7 m3, respetivamente. Nas variantes de teto médio, esses valores aumentam para 6,7 e 7,8 m3. A Transporter Longa conta ainda com uma variante de teto alto, que disponibiliza um volume útul de 9,3 m3.
A nível mecânico, a sexta geração da Transporter recebe novos motores TDI Euro 6 de 2,0 litros, que serão propostos em níveis de potência de 84, 102, 150 e 204 cv. A marca alemã anuncia uma redução no consumo de combustível até um litro por cada cem quilómetros percorridos em relação aos atuais motores Euro 5. Os intervalos de manutenção são de 30 mil quilómetros.

A sexta geração da Transporter chega ao nosso país em junho e estará disponível nas versões furgão, kombi, chassis-cabina, Caravelle e Multivan. Para Portugal, todos os veículos virão equipados com ar condicionado, rádio com ecrã tátil, motores com tecnologia BlueMotion. Em termos de motorizações, o importador irá apostar nas de 102 e 150 cv, que são as que têm mais procura pelos clientes nacionais. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário