Entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro decorre na
cidade alemã de Hannover, a 65ª edição do Salão de Veículos Comerciais (IAA
2014). Considerado o maior certame europeu na área dos veículos comerciais
ligeiros e pesados, de mercadorias e passageiros, o evento conta com um total
de 322 estreias mundiais e 2.066 expositores oriundos de 45 países. A edição
deste ano concentra-se em três tópicos principais: eficiência, conectividade e
flexibilidade. Abaixo apresentamos algumas das principais novidades do certame
em termos de veículos de mercadorias.
Fiat
A Fiat Professional estreou a mais recente geração do Doblò
Cargo, que além de apresentar um visual exterior revisto, também passa a
disponibilizar um habitáculo com lotação para três pessoas. A gama de motores
diesel inclui o bloco 1.3 MultiJet II, com 75 ou 90 cv, e 1.6 MultiJet II, com
100 cv, e o 2.0 MultiJet II, com 135 cv. A marca italiana propõe ainda um motor
a gás natural, designado 1.4 Natural Power, com 120 cv. O novo Doblò Cargo será
comercializado a partir do início de 2015 e a gama incluirá versões de chassis
curto e longo, teto normal e alto, assim como uma variante ‘pick-up’ com tração
dianteira, denominada Work Up.
Ford
A Ford apresentou a sua renovada gama de veículos comerciais
ligeiros e estreou os derivativos que ainda faltavam, designadamente os
Chassis-Cabina Dupla, as versões extralongas ‘Jumbo’, Furgão de Seis Lugares
com antepára, e as Kombi e Kombi Van. Os novos derivativos encerram um ciclo de
renovação e alargamento da família de veículos comerciais da marca na Europa
que teve uma duração de 24 meses.
Hyundai
A oferta de veículos comerciais ligeiros na Europa vai ser
reforçada com o novo Hyundai H350, que foi apresentado no Salão de Hannover. O
novo modelo será comercializado como furgão de mercadorias, combi de
passageiros e chassis-cabina. A versão de mercadorias terá um peso bruto de 3,5
toneladas. O compartimento de carga, que apresenta um comprimento até 3,78
metros, permite transportas duas europaletes e oferece um volume até 12,9 m3.
Este modelo recebe um motor turbodiesel de 2,5 litros que é proposto em dois
níveis de potência: 150 e 170 cv. A transmissão é assegurada por uma caixa
manual de seis velocidades.
Iveco
Para representar o seu empenhamento para o futuro da
mobilidade, a narca italiana apresentou o Iveco Vision, um protótipo dedicado à
mobilidade com baixo impacto ambiental num veículo comercial, pois inclui uma
série de soluções inovadoras. Este ´concept’ foi criado para proporcionar uma
excelente performance e o máximo de eficiência num veículo construído para uma
utilização profissional e sustentável, não apenas como ferramenta operacional,
mas também como plataforma de negócio. Além disso, é um verdadeiro ‘laboratório
do futuro’ e reúne mais de 20 parceiros, incluindo a Bosch, a Brembo, Dainese e
ST. Na gama Daily, eleita “Veículo Comercial Internacional do Ano 2015’, as
principais novidades consistem nas motorizações alternativas – a gás natural e
elétricas – assim como a nova caixa automatizada de oito velocidades, HI-MATIC.
Mercedes-Benz
No domínio dos comerciais ligeiros, a estrela da marca alemã
é a nova geração do Mercedes-Benz Vito, que chega ao nosso país no mês de
outubro. A nova gama será proposta em três comprimentos de carroçaria (curta,
longa e extra-longa), três tipos de tração (dianteira, traseira e integral),
dois motores diesel (1.6 e 2.15 litros), e adota tecnologia introduzida na mais
recente geração de automóveis da Mercedes e um interior oriundo do Sprinter. A
terceira geração do Mercedes-Benz Vito procura ser a referência na sua classe
em termos de equipamentos de segurança, passando a disponibilizar, de série, os
sistemas ESP, (programa eletrónico de estabilidade), Crosswind Assist
(assistência face a ventos laterais), Attention Assist (que deteta sonololência
ou desatenção do condutor recorrendo a vários sensores) e TPM (Tyre Pressure
Monitoring), que monitoriza a pressão de cada um dos pneus do veículo, estando
essa informação acessível no painel de instrumentos.
Nissan
A Nissan apresentou o protótipo e-NV200 VIP Shuttle, que foi
desenvolvido com base no modelo e-NV200, que foi recentemente lançado no
mercado nacional. Este protótipo dispõe de apenas quatro bancos em couro – dois
na frente e dois assentos ‘Club Class’ atrás – combinam perfeitamente com a
tranquilidade e suprema qualidade de referência da e-NV200. Este VIP Shuttle também prevê uma genuína inovação: o Espelho
Retrovisor Inteligente. O primeiro retrovisor do mundo baseado num monitor LCD,
em que o espelho projeta imagens da parte de trás do veículo, e suportado por
uma câmara de alta resolução colocada na parte traseira.
Na gama de furgões NV400 passam a estar disponíveis as
motorizações diesel 2.3 dCi, que oferecem níveis de potência de 110 a 165 cv
(contra 100 a 150 cv na geração anterior). As motorizações de 135 e 165 cv
dispõem da tecnologia Twin Turbo, que permite aumentar a potência e reduzir ao
mesmo tempo os consumos, contando para o efeito com dois turbocompressores,
para baixas e elevadas rotações.
Volkswagen
A Volkswagen Veículos Comerciais estreou o ‘concept’
Tristar, que antecipa algumas das soluções que serão introduzidas pela marca
alemã na sexta geração do modelo Transporter. O futuro T6, que está a ser
desenvolvido desde 2012, manterá as principais caraterísticas do modelo atual e
incorporará um conjunto de inovações tecnológicas. O protótipo Tristar
apresenta um comprimento de 4,78 metros, uma largura de 2,32 metros e uma
altura de 2,06 metros. Vem equipado com um motor 2.0 TDI de 203 cv, caixa de
dupla embraiagem de sete velocidades (DSG), tração permanente às quatro rodas 4Motion
e bloqueio de diferencial traseiro. A velocidade máxima é de 185 km/h e uma
aceleração dos 0 aos 100 km/h em dez segundos.
Sem comentários:
Enviar um comentário