Modelo
ícone no universo de veículos comerciais, a Ford Transit já vai na sua sexta
geração, desde o seu lançamento em outubro de 1965. Os derivativos
convencionais de chassis curto e médio da gama passam a designar-se de Transit
Custom, disponíveis em duas variantes – curta e longo – e chegam ao mercado
nacional em final de 2012 ou início de 2013.
A nova
Transit Custom apresenta linhas exteriores dinâmicas e fluídas, baseadas na
assinatura Ford Kinetic Design, que inclui uma grelha trapezoidal vincada, uma
linha de ombros forte e musculada, sublinhada por proeminentes rebordos das
cavas das rodas.
As versões
de chassis curto apresentam um comprimento total de 4,97 metros e as de chassis
longo 5,34 metros, enquanto os seus compartimentos de carga disponibilizam 6,0
e 6,8 m3, respetivamente. As versões de chassis curto permitem transportar três
europaletes com altura até um metro, graças a uma engenhosa otimização da antepara
e do design do espaço de carga. Novidade absoluta consiste numa abertura da antepára
que permite o transporte de materiais com um comprimento até três metros ou 3,4
metros, nas versões de chassis curto e longo, respetivamente, como tubos ou
escadotes. Os pontos de fixação e ancoragem foram reposicionados nas paredes
laterais, ficando o piso livre para facilitar operações de carga e descarga. O
piso de carga possui revestimento para uma maior durabilidade e facilidade de limpeza.
No mercado nacional estarão disponíveis quatro pesos brutos: 2.500 kg, 2.700
kg, 3.100 kg e 3.300 kg, que oferecem capacidades de carga entre os 600 kg e os
1.400 kg. A Transit Custom também tem disponível, como opção e acessório,
barras de transversais integradas no tejadilho que oferecem uma capacidade até
130 kg.
O
habitáculo da nova Transit Custom é totalmente novo, transmitindo ao utilizador
uma sensação semelhante ao do um ligeiro de passageiros, aliada a uma posição
de condução mais elevada que proporciona uma melhor visibilidade da estrada. O
banco do condutor possui ajuste variável e permite regular mais três
centímetros para trás para acomodar pessoas de estatura mais elevada. A Transit
Custom incorpora as mais recentes tecnologias de assistência à condução, caso
do Sistema Ford SYNC de conetividade “in car” por ativação por voz, a
Assistência de Emergência, Assistência da Manutenção de Faixa, Alerta ao
Condutor, Controlo de Altura dos Faróis, sistema de câmara de visão traseira
com imagem integrada no retrovisor interior.
A Transit
Custom conta com motores 2.2 TDCI que disponibilizam níveis de potência de 100,
125 e 155 cv. As versões Euro 5 dispõem da tecnologia ECOnetic, com “Start –
Stop” e limitador de velocidade a 110 km/h (desligável). Em termos de custos de
utilização tem consumos desde 6,6 l/100 km, intervalos de manutenção de 50 mil
quilómetros e garantia anti-corrosão de 12 anos. Por Carlos Moura
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