sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sexta geração da Transit arranca com versões Custom


Modelo ícone no universo de veículos comerciais, a Ford Transit já vai na sua sexta geração, desde o seu lançamento em outubro de 1965. Os derivativos convencionais de chassis curto e médio da gama passam a designar-se de Transit Custom, disponíveis em duas variantes – curta e longo – e chegam ao mercado nacional em final de 2012 ou início de 2013.
 A nova Transit Custom apresenta linhas exteriores dinâmicas e fluídas, baseadas na assinatura Ford Kinetic Design, que inclui uma grelha trapezoidal vincada, uma linha de ombros forte e musculada, sublinhada por proeminentes rebordos das cavas das rodas.
As versões de chassis curto apresentam um comprimento total de 4,97 metros e as de chassis longo 5,34 metros, enquanto os seus compartimentos de carga disponibilizam 6,0 e 6,8 m3, respetivamente. As versões de chassis curto permitem transportar três europaletes com altura até um metro, graças a uma engenhosa otimização da antepara e do design do espaço de carga. Novidade absoluta consiste numa abertura da antepára que permite o transporte de materiais com um comprimento até três metros ou 3,4 metros, nas versões de chassis curto e longo, respetivamente, como tubos ou escadotes. Os pontos de fixação e ancoragem foram reposicionados nas paredes laterais, ficando o piso livre para facilitar operações de carga e descarga. O piso de carga possui revestimento para uma maior durabilidade e facilidade de limpeza. No mercado nacional estarão disponíveis quatro pesos brutos: 2.500 kg, 2.700 kg, 3.100 kg e 3.300 kg, que oferecem capacidades de carga entre os 600 kg e os 1.400 kg. A Transit Custom também tem disponível, como opção e acessório, barras de transversais integradas no tejadilho que oferecem uma capacidade até 130 kg.
O habitáculo da nova Transit Custom é totalmente novo, transmitindo ao utilizador uma sensação semelhante ao do um ligeiro de passageiros, aliada a uma posição de condução mais elevada que proporciona uma melhor visibilidade da estrada. O banco do condutor possui ajuste variável e permite regular mais três centímetros para trás para acomodar pessoas de estatura mais elevada. A Transit Custom incorpora as mais recentes tecnologias de assistência à condução, caso do Sistema Ford SYNC de conetividade “in car” por ativação por voz, a Assistência de Emergência, Assistência da Manutenção de Faixa, Alerta ao Condutor, Controlo de Altura dos Faróis, sistema de câmara de visão traseira com imagem integrada no retrovisor interior.
A Transit Custom conta com motores 2.2 TDCI que disponibilizam níveis de potência de 100, 125 e 155 cv. As versões Euro 5 dispõem da tecnologia ECOnetic, com “Start – Stop” e limitador de velocidade a 110 km/h (desligável). Em termos de custos de utilização tem consumos desde 6,6 l/100 km, intervalos de manutenção de 50 mil quilómetros e garantia anti-corrosão de 12 anos. Por Carlos Moura      

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