terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mercedes lança comercial Citan em novembro


A Mercedes-Benz Portugal vai lançar o novo comercial ligeiro Citan no próximo mês de novembro. Baseado na plataforma do Renault Kangoo, irá juntar-se ao Vito, ao Sprinter na gama de veículos comerciais ligeiros da marca alemã. 
Exteriormente parece um Mercedes-Benz Sprinter em ponto pequeno, designadamente na zona frontal, dominada pela grelha escura do radiador, que inclui em posição central a estrela de três pontas, como, de resto manda a tradição. Os grupos óticos são específicos e o capot em forma de seta com os seus rebordos claramente definidos contribuem para vincar o ADN da marca alemã. A tomada de ar trapezoidal no para-choques reforça o aspeto potente do Citan e trata-se de um elemento de estilo característico que pode ser encontrado em toda a gama, desde o Classe A de passageiros até ao novo Actros.
Por dentro, o Mercedes-Benz Citan não se diferencia do Renault Kangoo apenas pelo logotipo da marca alemã no centro do volante. Todo o tablier, incluindo os comandos, designadamente das luzes ou dos piscas, é oriundo da Mercedes-Benz. Todas as versões dispõem de velocímetro, conta-rotações, indicadores do nível da temperatura do motor e do combustível. O conta-quilómetros total e parcial está localizado em posição central na seção inferior do velocímetro, que é também onde se situa o computador de bordo, uma opção que transmite informação relativa ao consumo de combustível e autonomia. Os bancos do Citan também são da Mercedes-Benz, assim como o volante.
O novo modelo estará disponível em três versões: furgão de mercadorias, combi de passageiros e Mixto. A gama será proposta em igual número de variantes -- compacto, longo e extra-longo – que corresponde a comprimentos exteriores de 3,94 metros, 4,32 metros e 4,71 metros. O compartimento de carga disponibiliza comprimentos internos de 1,36 metros, 1,75 metros e 2,13 metros, dando origem a volumes de carga de 2,4 m3, 3,1 m3 e 3,8 m3. Dependendo do comprimento e peso bruto, a capacidade de carga é de 500 kg no Citan Compact, 650 kg no longo e 800 kg no longo com suspensão reforçada e no extra-longo. O acesso ao compartimento de carga pode realizar-se através de uma ou duas portas laterais deslizantes ou por duas portas traseiras assimétricas de batente. As versões Compact e Longa também estão disponíveis com abertura superior junto à porta traseira para transporte de objetos mais longos.
O Mercedes-Benz Citan será comercializado com o motor diesel “common rail” de 1.461 cc que está disponível em três níveis de potência: 75 cv (108CDI), 90 cv (109 CDI) e 110 cv (111 CDI). As duas primeiras variantes recebem uma caixa manual de cinco velocidades e a última de seis. Este modelo também estará disponível com tecnologia BlueEfficiency, que inclui função “Eco start/stop”, a qual desliga o motor sempre que o veículo se encontra em ponto morto e a velocidade é inferior a 4 km/h. O motor volta a ligar mal o veículo volte a rolar ou o condutor coloque o pé no pedal de embraiagem. O consumo anunciado para o Citan 108 CDI BlueEfficiency e 109 CDI BlueEfficiency é de 4,3 l/100 km.
O equipamento de série faz de "corar de vergonha" o seu "irmão mais velho francês", uma vez que inclui sistema de anti-bloqueio das rodas, distribuição eletrónica da força de travagem, assistência hidráulica à travagem e auxiliar de arranque em subida. Em termos de preços, o Mercedes-Benz Citan irá posicionar-se acima do Renault Kangoo e ligeiramente abaixo do Volkswagen Caddy.Por Carlos Moura

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