A
Mercedes-Benz vai proceder a um “restyling” do modelo Sprinter, que passará a
contar com cinco novos sistemas de segurança e assistência à condução:
Crosswind Assist (assistência face a ventos cruzados), Collision Prevention
Assist (assistência para prevenção de colisões), Blindspot Assist (assistência
em ângulo morto), Lane Keeping Assist (assistência para manutenção na faixa de
rodagem) e Highbeam Assist (assistência para faróis altos). Os novos sistemas
irão ser introduzidos nos furgões da marca alemã ainda neste primeiro semestre.
O
Crosswind Assist mantém o veículo na sua trajetória quando o vento é muito
forte, enquanto o Collision Prevention Assist avisa o condutor caso o veículo
se aproxime muito dos outros veículos em movimento em andamento ou no final de
uma fila de trânsito. Por sua vez, o Blindspot Assist alerta o condutor que
pretende mudar de faixa de rodagem se os outros veículos estiverem
perigosamente próximos. O sistema é ativado a partir dos 30 km/h e recorre a
radares localizados nos pára-choques e nos painéis laterais (à frente e atrás)
para detetarem outros veículos, surgindo uma luz de aviso vermelha no espelho
retrovisor caso exista algum veículo no ângulo-morto.
O
Lane Keeping Assist recorre a uma câmara por detrás do pára-brisas para filmar
a faixa de rodagem à sua frente. A câmara está ligada a uma unidade de controlo
eletrónico que compara continuamente os dados gravados para identificar a faixa
e as marcações da estrada para avaliar se o veículo se mantém dentro da faixa
de rodagem (o sistema não é ativado caso a manobra seja sinalizada pelo
condutor com o indicador de mudança de direção).
Para
proporcional uma iluminação ótima da estrada em frente do veículo, o novo
Mercedes-Benz Sprinter recebe o Highbeam Assist, que liga e desliga os máximos
automaticamente em função da presença de outros veículos. O sistema recorre a
uma câmara atrás do pára-brisas para detetar o tráfego e consegue distinguir objetos
imóveis e em movimento. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário